Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

Caminhando para o fim de ano, ainda é possível sentir o aroma do Natal

antes-cerimonia Quase a transpor o ano novo que se aproxima, podemos imaginar como deveria ser a preparação do Natal na Sagrada Família, como São José e Nossa Senhora comemoravam a festa do nascimento do Menino Jesus, o que eles possivelmente davam de presente, se cantavam alguma canção e até mesmo que alimentos proporcionavam ao Divino Infante.

Mas, como tais considerações se relacionam com a surpresa prometida no último post sobre o dia 25 de dezembro?

À tarde, em nosso seminário, enquanto o Coro e Orquestra dos concerto-natalinoArautos do Evangelho apresentava o oratório de Natal na igreja Nossa Senhora do Rosário, alguns, no mais puro sigilo, carregavam pesadas caixas de papelão em direção ao refeitório.

Outros, poucos, montavam apressadamente a mesa do jantar Discretamente, tudo ia sendo preparado em homenagem àquele que, no silêncio da noite, nasceu para salvar a humanidade!

cortejoTerminado o Oratório, sucede-se um breve intervalo; mas logo o sino o interrompe… Olha-se para as fisionomias e nota-se uma efusão de alegria.

Todos caminham contentes rumo ao refeitório e formam duas fileiras para o cortejo da imagem do menino Jesus. Assim, começa nossa ceia de Natal, e após o cerimonial, cada um escolhe seu lugar à mesa.

Os temas de conversa são variadíssimos . […] Chega, entretanto, a hora da sobremesa: entre os vários doces, uma casa toda feita de chocolate, merece especial destaque!

No entanto, quem já participou desta solene festa aqui no Thabor, sabe que algo se esconde junto à árvore, debaixo dos tecidos dourados…

[…] Começam, então, os cânticos Natalinos em torno da imagem do Menino Jesus.

ceia-geral01

presentes

 

Nosso Reitor, o Pe. Santiago Morazani, faz o gesto para todos se aproximarem da árvore de Natal enquanto cantávamos. Retiram os tecidos e… descoberta a surpresa – em parte, pois estavam embrulhados – eram os presentes de Natal personalizados para cada seminarista.

Ó magno mistério! A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se Encarna e se faz pequeno, e nós é que recebemos os presentes. 

Desta forma, se compreende as reflexões iniciais. Considerando o Natal de forma sacral, participamos, de alguma maneira, do Natal da Sagrada Família.

By

Manhã do dia 25 de dezembro: primeira surpresa natalina

Quando os mais novos de nosso seminário foram abrir a janelinha do calendário de Natal (descrito no post saborosa surpresa) ficaram perplexos. Procuraram o dia 25 e não encontraram.

Imediatamente correram atrás do responsável do projeto para resolver o caso. Este, porém, com um leve sorriso no rosto, disse que tal não era possível.

Após chegarem ao local, puderam comprovar a falta do número 25. Mas…

Para encanto dos que estavam presentes, acontecera algo inesperado: Fora aberto o telhado do prédio e… um pequeno presépio ali estava preparado!

Esta, foi a primeira surpresa de Natal; outra muito maior fica reservada para o próximo post...

calendario-dia-25

By

Detalhe em foto: Montagem da mesa do café

Fotografia tirada durante a montagem da mesa do café

mont-mesa-cafe

By

Fotos e vídeo da Formatura 2009

formatura-baner

Os alunos e alunas do Ensino Médio e Fundamental do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor, Monte Carmelo e Granja Viana realizaram uma bela cerimônia de Formatura no último dia 19 de dezembro.

Santa Missa celebrada por Monsenhor João Clá e concelebrada pelo Reitor de nosso Seminário, Pe. Santiago Morazzani e pelo Diretor Religioso do Colégio Arautos – Thabor, Pe. David Ritchie:

no images were found

Abertura solene, composição da mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro:

no images were found

Discurso da Exma. Profª. Deise Pegoraro, Diretora Acadêmica, e discurso dos paraninfos e alunos represetantes do Ensino Fundamental e Médio:

no images were found

Entrega dos Certificados e medalhas aos alunos:

no images were found

Execução Musical sob a regência do Maestro Prof. Cláudio Stephan:

no images were found

Lanche de confraternização:

no images were found

Vídeo da Formatura:

 
  A formatura foi, portanto,  mais um inesquecível momento de convívio entre todos, contribuindo para estreitar as relações entre pais, professores e alunos.

 As férias começaram. Quais serão as atividades de nosso seminário durante este período? Aguardem os próximos posts…

 

By

Vídeo da canção natalina: Menino Deus, ferido de amor

“Na Espanha de tantas recordações belas para a Igreja Católica surge este cântico: Menino Deus, ferido de amor. De onde nasceu este amor?” […]

By

Não sabeis que sois espetáculo para os homens e para os anjos? (1Cor 4, 9)

Antigamente, quando os medievais construíam catedrais, uma das preocupações era torná-las belas, não só nas fachadas e laterais, mas também na parte superior, para que assim, Deus e os Anjos pudessem como que contentarem-se com o edifício e ao mesmo tempo lhes fosse dado glória, pelo cumprimento da exigência de Jesus: Sede perfeitos como vosso Pai no Céu é perfeito (Mt 5, 48).

De modo semelhante, a iluminação de Natal deste ano, teve o mesmo objetivo. Não só nossos seminaristas estão vendo o resultado deste árduo e belo projeto, mas também os vizinhos que moram próximos ao Thabor, como mostram as fotos abaixo:

especial01

no images were found

Fotos da iluminação natalina 2009 em outros ambientes:

natal-col

no images were found

By

Muito mencionado e pouco conhecido

s-nicolau1Fim do século III e início do séc. IV. Morre o prelado de Mira e reúnem-se todos os clérigos para designar seu sucessor.

Sendo a maior autoridade ali presente um Bispo, disse que todos deveriam jejuar, ficando em espírito de recolhimento e oração para fazerem a escolha certa. Na mesma noite, o vigário geral ouviu uma voz dizendo: – Ficai atento: o primeiro homem que entrar na Igreja amanhã de manhã, deverá ser sagrado Bispo.

Ele comunicou o ocorrido a seus pares e recomendou-lhes rezarem enquanto ele vigiava à porta.

Escolhido pelo Espírito Santo, guiado pelas mãos de Deus, em meio à recitação de Matinas, aparece um varão que logo é interrogado pelo Bispo:

-Como vos chamais?

O inocente varão respondeu:

-Nicolau, escravo de sua santidade.

Levaram-no para dentro da Igreja e, apesar de suas resistências, o colocaram no trono episcopal.

milagre-ressur-criancaEra filho de pais ricos e santos, os quais lhe deram o nome de Nicolau, que significa “vitória do povo”. Quando adulto rejeitava as diversões, preferindo ir à igreja. O Bispo de Mira, em toda a sua vida, foi muito generoso.

Ajudava muito os necessitados, premiava os bons… E além do mais, realizava muitos milagres, entre os quais, ressurreições. No dia de sua sagração, mal terminada a cerimônia, prostrou-se de joelhos aos seus pés uma senhora que implorava a misericórdia divina, pois seu filhinho acabara de morrer queimado. Ele, compadecido das dores daquela mãe, fez um sinal da cruz sobre o menino que ressuscitou na presença de todos os fiéis que assistiam a cerimônia. Este santo, tão recorrido ao longo dos séculos, aceitará nossos pedidos com a mesma diligência dada aos seus coetâneos.

 Peçamos-lhes neste Santo Natal, sua intercessão junto ao Menino Deus, a fim de nos alcançar a graça da santidade, pois é, sem dúvida, o maior presente que um homem pode receber na Terra.

By

Novena de Natal e convite para concerto natalino

novena1Alguns dos nossos seminaristas estiveram participando da novena de Natal, que se encerra hoje, na capela Santa Inês – pertencente ao território da paróquia Nossa Senhora das Graças e próxima ao Thabor – Todos os dias, às 19:00h, foram realizadas orações, leituras, cânticos e meditações em preparação para  a celebração do nascimento do Menino Jesus.

Aproveitamos o ensejo deste post para convidar todos os paroquianos, vizinhos e familiares para um singular concerto natalino, apresentado pelo coro e orquestra sinfônica de nosso seminário.

Local: Capela Santa Inês Km 14, rua Inácio Rodrigues da Cunha. (junto à rotatória da antiga estrada de Sta. Inês com a estrada proveniente de Mairiporã, Caieiras e Rodoanel; próximo a um campo de futebol).

Dia: 24 de dezembro, às 19:00h, seguido de uma missa. Haverá também missa no dia 25, às 18:00.

Convide a todos os seus familiares e amigos. A entrada é livre.

presepio

By

Misteriosa e saborosa surpresa de natal

calendario-de-adventoA alegria do Natal, por causa dos presentes e não só, envolve um pouco de mistério e surpresa para as crianças. Os pais e os mais velhos de cada família combinam entre si o que deve ser diferente do ano anterior, o tamanho da árvore de Natal etc.

Envoltos neste mistério, algumas famílias costumam colocar em suas casas, calendários do Advento  com 25 janelinhas. A cada dia de dezembro abre-se uma casinha e… surpresa! Dentro está um chocolate! Sempre diferente…

Sabendo disto, alguns de nossos jovens seminaristas tentaram fazer algo parecido. Um calendário estilizado como um de nossos prédios onde está o dormitório dos mais novos, separados dos demais. Dentro de cada janela, há uma novidade. Naturalmente, há uma disputa entre os pequenos para ver quem consegue primeiro a saborosa surpresa…  

 

calendario-de-advento-natal1

By

Alegrai-vos, o Senhor está chegando!

gaudeteeNão queria deixar de transmitir as enriquecedoras impressões de nosso Fundador, Mons. João Clá Dias, na missa celebrada este domingo, na sede provisória da Paróquia Nossa Senhora das Graças, para os paroquianos, familiares e vizinhos. Se bem que não sejam as palavras exatas, a ideia é esta (com fotos):

 No último dia 13 de dezembro, a Liturgia celebrou o terceiro domingo do advento, chamado Gaudete, que simboliza a alegria de sentirmos próximo o nascimento de nosso Salvador. E a igreja sempre coloca nesta solenidade uma feéria de flores cores e sons; os instrumentos voltam e isto tudo para significar um repouso, um remanso no meio das penitências que visam aplainar os caminhos do Senhor, fazer com que o Senhor possa encontrar tudo perfeito e transformar as almas.

 Os paramentos são rosa. Isto ocorre apenas duas vezes durante o ano: No domingo Gaudete e no domingo Laetare, que é o quarto domingo da quaresma.

no images were found

By

Detalhe em foto: verde esmeralda

Lateral da capela do Santíssimo Sacramento na igreja N. Sra. do Rosário.

A pedra chama-se ônix verde esmeralda. É típica do Oriente Médio: esta, provém do Afeganistão.

onix-verde-esmeralda

By

Stille Nacht, flor nascida na Igreja Católica!

arvore-detO Stille Nacht (Noite silenciosa[1]), bela música composta no século XIX na região do Tirol por um simples mestre-escola, passou a ser uma das canções natalinas por excelência. Uma de suas genialidades consiste em conseguir exprimir delicadeza e intimidade.

 Ao escutá-la, dir-se-ia que o coro está na gruta cantando baixinho para não acordar o Menino, e não perturbar a canção indizível e serena com que Nossa Senhora está embalando o próprio Deus. Assim, compreendemos o papel dos timbres e das mil delicadezas que vibram no Stille Nacht.

Essa canção manifesta uma espécie de compaixão em relação ‘Àquele que está na manjedoura, como que dizendo: é tão pequeno esse Deus infinito, mas tão majestoso esse Deus pequeno!

Após dezenove séculos de meditação, desabrocha o Stille Nacht, como uma flor dentro da Igreja Católica.[2]

 


[1] No Brasil a tradução popular do Stille Nacht é Noite Feliz

[2] Cf. CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência sobre o natal. 25/12/1976

Vídeo do Stille Nacht com comentário de Mons. João S. Clá Dias

By

A importância da Confissão bem feita

confissaoLuan Felipe de Souza, extraído do jornal do estudante Chez Nous

Como todas as boas e zelosas Carmelitas, Santa Tereza d’Ávila estava fazendo uma meditação em sua cela. Passado algum tempo, apareceu-lhe em visão mística, como um raio de luz, o próprio Sagrado Coração de Jesus, indicando à Santa um enorme abismo, onde milhares de almas caíam incessantemente. Foi tal a aparição, que dizia Santa Terezinha: “Assim como a neve que cai no inverno, ali caíam as pobres almas…”

Aturdida com o que via, interroga Jesus:

– Meu Deus! Certamente são almas de pagãos ??!!!

Ao que Ele responde:sta-teresa

– Não, Teresa. São almas de batizados como tu, inclusive instruídas na Fé…

A carmelita, intrigada, insiste, dizendo:

– Mas não seriam eles participantes dos Sacramentos, sobretudo da Confissão?

Acrescenta Nosso Senhor:

– Sim, Teresa. Eram praticantes dos Sacramentos, como tu. Confessavam-se frequentemente, no entanto, não se confessavam bem…

By

Detalhe em foto: Terminada a pintura que faltava

Detalhes da nova pintura  no fundo da igreja Nossa Senhora Rosário, concluída na Solenidade da Imaculada Conceição (08 de dezembro). A pintura representa a Assunção de Nossa Senhora.

pintura-nsra2

pintura-nsra

By

Católicanet e blog do Thabor

O grande portal católicanet está promovendo um concurso de sites católicos catolicanet(TopCatólicanet) com o objetivo de divulgá-los,  contribuindo, assim, para um maior enriquecimento na Internet de conteúdo católico.

E nosso blog também faz parte deste concurso. Para votar no blog do Thabor, basta clicar na imagem do troféu que fica na barra lateral. O seu voto também fará de si um “Arauto do Evangelho”, no lato sentido do nome…

By

Quem foram eles: Melchior, Gaspar e Baltasar?

Fernanda Cordeiro Fonseca, extraído do jornal do estudante chez nous reis-magos

  É noite de inverno… Numa pobre manjedoura, encontra-se reclinado o esperado das nações e o anunciado pelos profetas: o Messias. Ao seu redor, apenas sua Mãe Santíssima e o varão justo por excelência O adoram profundamente. Para mitigar o frio, acalenta-O o bafo dos animais.

Quão extraordinário seria se pudéssemos, ao menos por um instante, assistir a esta miraculosa cena por uma fresta da inóspita gruta de Belém.

Contudo, a Divina Providência concedeu a graça, não apenas de presenciar este acontecimento mas ainda de ter nos próprios braços o Divino Infante, a misteriosos varões: os três Reis Magos.

O Evangelho os qualifica de ” Magos “, palavra que, à primeira vista, erroneamente ligaríamos a encanto e feitiçaria. Ao contrário, ela especifica, no Oriente, o homem sábio, perito em astrologia.

Segundo a mística Beata Ana Catarina Emmerick, 500 anos antes do nascimento de Jesus, o estudo dos astros estava em decadência. Os únicos pagãos em que se achava aceso o desejo da vinda do Menino Prometido, e que acreditavam na profecia de Balaão sobre a estrela de Jacó, eram os Reis Magos.

 adoracion-reyes-magos-vitral-catedral-de-san-gatian-de-toursimg_9171-043Devemos o aspecto físico dos ilustres personagens a S. Beda, que também recolheu seus nomes. Assim sendo, a Tradição diz-nos que: “O primeiro foi Melchior, velho, de barba e cabelos longos e brancos… o segundo tinha por nome Gaspar e era jovem e ruivo… O terceiro, negro e totalmente barbado, se chamava Baltasar.”  Estes nomes lhes designam o caráter: Gaspar – vai com amor; Melchior- aproxima-se com humildade; e Baltasar – age profundamente, conformando sua vontade com a de Deus.

Em uma homilia, nosso Fundador comentou o belo exemplo de despretensão dado por estes pagãos, provavelmente oriundos da Pérsia, atual Irã:

adoracion-rrmm-por-jean-tassel-museo-dijon-francia_004 

– Estes reis, sem nunca terem lido uma palavra da Escritura ou tido contato com algum profeta, são tocados pelo Espírito Santo e crêem nesta revelação a propósito de uma estrela, que lhes aparece, se movimenta, e os convida a abandonar a vida que levavam  naquele tempo e a atravessar o deserto com todas as agruras e dificuldades que pudessem encontrar pelo caminho.[…] Surgiu esta luz e não puseram dúvida. Isto sim, puseram-se a caminho.”

 Neste Natal, sigamos os Reis Magos numa adesão total ao Menino Jesus.

By

Não foi diante do Santíssimo que São Tomás de Aquino disse ter aprendido mais?

Quem esteve visitando nosso seminário na última tarde de sexta-feira pôde surpreender-se. A igreja Nossa Senhora do Rosário estava repleta de jovens estudantes do colégio Arautos – Thabor.

Mas o que faziam aí todos eles, obviamente fora do horário das aulas?

1

Na realidade, estavam rezando diante do Santíssimo Sacramento, exposto no altar.

Ali, os estudantes do colégio tiveram a oportunidade de agradecer, em conjunto, todas as graças recebidas no período de exames, trabalhos conclusivos e, pela formatura que se aproxima.

2

Entretanto, na capela lateral, os alunos do 2º ano de filosofia cantavam um Magnificat na mesma intenção.

Por fim, com a benção do Santíssimo Sacramento dada pelo Pe. David Ritchie, EP – Reitor do Colégio – encerrou-se o ato solene.

4

Se tantas vezes estudaram diante de Nosso Senhor Sacramentado, que os iluminou nos momentos mais difíceis, sobretudo quando este ou aquele se esquecia que teria prova, e não tinha estudado… porque não agradecer? Por muito bons que tivessem sido os professores, Mestre mesmo é Ele…

3

By

Detalhe em foto: Sacristia

paramentos-e-amitos

Detalhes dos interiores dos armários da sacristia da igreja Nossa Senhora do Rosário (paramentos, alfaias, amitos, vinhos, etc.).

alfaias-missais

By

Fundador dos Arautos do Evangelho é recebido pelo Papa

Roma (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) Por ocasião da defesa de tese de doutoramento em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma, o fundador dos Arautos do Evangelho, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, E.P., foi recebido em audiência pelo Papa Bento XVI, no dia 26, por cortesia de Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo Diocesano de Lorena (SP) e Supervisor Geral de Formação dos Arautos do Evangelho.

audiencia-05

Como penhor de seu devotamento à Igreja e à pessoa do Santo Padre, Mons. João Clá ofereceu-lhe um belíssimo terço feito de contas de rubi, confeccionado pelo setor artístico dos Arautos do Evangelho. Ao receber os cumprimentos de Mons. João Clá, o Papa fez menção, com sumo agrado, à característica cruz dos Arautos, que o primeiro ostentava ao peito, sobre a batina.

O fundador dos Arautos do Evangelho fez a sua defesa de tese de doutoramente de Direito Canônico, no Angelicum. A banca julgadora foi constituída pelo Rvdo. Pe. Bruno Esposito, O.P. (Decano da Faculdade de Direito Canônico e orientador da tese), pelo Rvdo. Pe. Jan Sliwa, O.P. (Vice-Decano da Faculdade de Direito Canônico), e pelo Rvdo. Pe. Marcelo Santos das Neves, O.P. (Professor da Faculdade de Direito Canônico e Censor da Tese).

audiencia-12

A tese, intitulada “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico” tem como finalidade “avaliar qual a figura jurídica que mais convém ao movimento dos Arautos”. Composta de três capítulos, no primeiro são analisadas as várias figuras associativas existentes na atual legislação canônica. No segundo capítulo, é descrito o percurso vocacional do fundador, assim como a evolução jurídica do movimento, desde a sua gênese até o presente.

O importante papel desempenhado pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira na formação religiosa, filosófica e cultural de Mons. João Clá, também é descrito com precisão e rigor, ficando assim patente como o pensamento e a personalidade dessa destacada figura do laicato católico do sec. XX influenciou o carisma dos Arautos do Evangelho. No terceiro capítulo são descritos os elementos essenciais do carisma e espiritualidade do Movimento, a qual se pode resumir numa ardorosa devoção à Sagrada Eucaristia, a Maria e ao Papa. Por fim, são expostas importantes e profícuas conclusões.

tese-doutorado

Após a exposição da tese, Fr. Bruno Esposito, OP e Rvdo. Pe. Marcelo das Neves apresentaram diversas questões a Mons. João Clá e deram seu parecer sobre o trabalho apresentado:

“O Papa Honório III – declarou o Rvdo. Pe. Marcelo das Neves – ao aprovar e elogiar a obra de São Domingos, afirmou que a sua luta, ‘unia os tempos antigos aos tempos novos’. Acredito que os Novos Movimentos Eclesiais e o que tem origem no Sr., em particular, preenchem, na maioria dos casos, mais que satisfatoriamente, estes requisitos. Explico: o seu movimento (os Arautos do Evangelho) traz para o hoje da história a beleza, o gosto pelo grande e majestoso, o discreto rigor disciplinar, e sobretudo o entusiasmo inocente dos primeiros tempos e anos da fé cristã. A sua profunda espiritualidade (sua e dos seus filhos), marcada pela presença Eucarística, pela devoção mariana e pela incondicional obediência ao Santo Padre, traduzem a vitalidade e força renovadora da Igreja de Jesus Cristo que no Credo professamos Una, Santa e Católica. Portanto, seja do ponto de vista do conteúdo, seja do ponto de vista formal, ou seja, pela elegância e pelo esmero em relação à língua de Camões traduzida para os filhos da Terra de Santa Cruz, a sua Tese merece ‘todo louvor’.”

A tese de Mons. João S. Clá Dias, E.P. será publicada em breve, no Brasil, e estará disponível em quatro línguas: português, espanhol, italiano e inglês.

By

Convite para formatura 2009

convite-formatura

%d blogueiros gostam disto: