Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

Quem canta (bem) reza duas vezes!

Com a aproximação de novas ordenações diaconais e sacerdotais no seio dos Arautos do Evangelho, estão sendo realizados intensivos ensaios com o coro e a orquestra internacional, sob a regência de Monsenhor João Clá Dias, EP, nosso fundador.

 O local escolhido foi a Igreja Nossa Senhora do Rosário, por proporcionar um ambiente alegre, contemplativo e inspirador, além de uma excelente acústica.

 Apesar de ser um ensaio, bem se pode aplicar o conhecido adágio de Santo Agostinho lembrado no título.

[local /files/2009/10/coro_cut.flv]

By

Solo de percussão

Assista ao solo de percussão apresentado pelos alunos do Colégio Internacional Arautos do Evangelho – Thabor, durante a segunda mostra de projetos  de 2009.

By

Arranjos de flores: fazem-no trabalhando ou rezando?

parede-de-flores

Se o leitor é um bom observador, ou frequentador assíduo deste blog, já deve ter observado que, em várias fotos postadas aqui, aparecem arranjos de flores. E como isto funciona? Quem os prepara? São os próprios Arautos ou uma floricultura?

ceasa_cimaTodas as quintas-feiras, alguns jovens do Thabor – responsáveis pelos arranjos – saem bem cedo para o CEASA (Centrais de Abastecimento), a fim de selecionarem as melhores flores. Lá, eles encontram uma enorme dificuldade. Tal é a diversidade e a beleza do que aí encontram, que a escolha fica difícil.separando-flores

Quando chegam ao Thabor, o encarregado deste serviço separa o material e os trabalhos para cada um dos ajudantes. Agora, basta colocarem em prática o que aprenderam com os mais experientes no assunto e… pronto! Os arranjos já podem ser levados às capelas laterais, ao retábulo do altar principal da Igreja Nossa Senhora do Rosário, aos pés das imagens de Nossa Senhora e junto ao ostensório onde se adora, dia e noite, o Santíssimo Sacramento.

os-3-floricultores

Não é verdade que o adorno torna a igreja mais convidativa, o suave e viçoso colorido alegra as vistas e remete as almas ao criador? Perguntamo-nos mesmo se os que desempenham esta tarefa o fazem trabalhando ou rezando?A minha opinião tende para a segunda hipótese, mas convido os nossos caríssimos leitores a expressarem sua opinião…

arranjos-semana-santa

no images were found

By

A primavera no Thabor II

borboleta

A primavera ainda continua dando suas maravilhas aqui no Thabor. Algumas fotos merecem um registro especial.

skilo

 

 

 

 

 

 

picapau

flor

 

São os ‘lendários’ pica-paus, os encantadores esquilos, os mais pitorescos pássaros, enfim, são as manifestações da natureza que tanto tem enlevado nossas vistas nesta estação do ano!

 

 

macaco

passaro

By

Novo Bispo Diocesano de Bragança Paulista

Os Arautos do Evangelho – Thabor – dão as boas vindas ao novo Bispo Diocesano de Bragança Paulista:

Dom Sérgio Aparecido Colombo

dom-sergio-a-c

By

Entrevista com Mons. Sérgio Costa Couto

mons-sergioNa última semana, de 18 a 24 de outubro, Monsenhor Sérgio Costa Couto,  capelão da Igreja do Outeiro da Glória, (RJ) e Vigário para os Fiéis Orientais sem Ordinariato do Brasil, esteve hospedado no Thabor e deu um curso intensivo de Direito Canônico a alguns clérigos dos Arautos. Aproveitou-se a ocasião para fazer uma entrevista com ele, exclusiva para o blog do Thabor:

Blog Thabor: O senhor poderia contar um pouco como se deu o primeiro contato com os Arautos?

 Mons. Sérgio: Eu tenho uma antiga amizade com os arautos. Sou capelão do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro e, algumas vezes, pela própria devoção mariana dos Arautos, eu sempre os via e lhes falava alguma coisa mas, não tinha um maior contato. Isto até ao momento em que assisti ao Papa João Paulo II, numa Audiência geral, cumprimentando, reconhecendo, aprovando os Arautos como Associação de Direito Pontifício. E, pouco tempo depois, chegaram para mim e disse; Olha, não precisam dizer mais nada, porque o Papa já me disse. Então, eu quero dizer que a partir deste momento vocês podem contar comigo para o que precisarem. Eu acho isso a coisa mais elementar, que qualquer padre católico pode fazer com aquelas instituições que são reconhecidas pela Igreja, e que estão a serviço da Igreja tal como ela deve ser servida.

 Blog Thabor: O senhor está aqui dando um curso de Direito Canônico. Qual é a importância de estudar esta matéria?

mons-sergio-celebrando Mons. Sérgio: Em primeiro lugar, o Direito Canônico está na base da legislação de muitas sociedades. Faz parte da formação que a Igreja quer dar para os seus sacerdotes. E, graças a Deus, os Arautos  têm aumentado o seu número de clérigos. Todos os sacerdotes, é claro, devem ter uma boa formação de Direito Canônico, sendo que, assim como um grupo se vai especializar em Teologia Dogmática, outro em  Bíblica, Liturgia, Moral etc., um grupo também vai fazer mestrado em Direito Canônico. E isso é feito através do nosso Instituto Pontifício Superior de Direito Canônico da arquidiocese do Rio de Janeiro, através de intensos trabalhos, exames e, mais para a frente, a defesa de tese. Mas, vale a pena! Quero dizer que o ambiente aqui também cooperou… é extremamente agradável.

Blog Thabor: Que mensagem o senhor gostaria de compartilhar com os leitores do blog do Thabor?

 Note que os Arautos têm um carisma visível que se nota pelo hábito, pelo canto, pelo trabalho artístico que se tem em volta da valorização da beleza. Mantenham este carisma. Mantenham com tranqüilidade, com amor. O mundo precisa  desta valorização da beleza. Acho que muitos Institutos Religiosos que se encontram numa situação difícil, com poucos membros, é justamente por isto. Estes Institutos precisam manter os seus carismas e oferecê-los, dizendo assim: Nós somos desta maneira, essa é a nossa vocação, é isso que queremos oferecer com imenso carinho ao mundo, sem sermos contra ninguém, mas procurando como diz o Papa Bento XVI: ‘Abraçar a todos com amor e procurar levá-los a Cristo Senhor, sob o patrocínio de Sua Mãe Amorosa, Maria Santíssima. É isso que podemos dizer. É o testemunho constante, é o testemunho da nossa fé, é o testemunho da nossa esperança’.

By

Artigo da semana: Quando se perde tempo admirando?

Escrito por Inácio Almeida – Estudante do Angelicum – Roma.

Após um nutritivo almoço de domingo, enquanto alguns se dirigiam aos aposentos para a tão reconfortante sesta, resolvemos rezar o Rosário caminhando nas proximidades da floresta que circunda o Thabor.

Naquela tarde, a natureza inteira parecia querer também cumprir o preceito do descanso dominical. Com o clima pouco propício às longas caminhadas, decidimos parar à sombra de uma frondosa árvore. Mal havíamos recitado as primeiras Ave-Marias do Rosário, um zumbido como de uma flecha desviou-nos a atenção.

colibriAo levantarmos os olhos, vimos um pequeno pássaro, ágil como o pensamento, que cortava o ar com manobras inesperadas. Suas asas, de tão rápidas, tornavam-se quase invisíveis. Tal era a sua beleza que, a nosso ver, esta ave parecia ter fugido por alguma brecha da porta do paraíso para vir habitar em nosso meio. Logo percebemos que se tratava de um colibri.

No mesmo instante, nos veio à mente o sermão pronunciado pelo Mons. João, que na manhã daquele domingo, dizia:“Deus enriqueceu todo o universo com uma imensa e harmoniosa diversidade de seres e o melhor modo de conhecermos a beleza do Criador é admirar a Pulchritude do universo por Ele criado”.

 O colibri, qual embaixador de Deus junto às solitárias flores, manifestava um desejo imenso de relacionar-se, de entrar em contato com aquelas flores, pois o Criador de todas as coisas é que lhes tinha dado o perfume, o colorido e o charme;

Também, se grande é o desejo do colibri encontrar a flor, infinitamente maior é o desejo que Deus tem de entrar em contato conosco. Ele se fez homem como nós e veio habitar em nosso meio. Um dia, os seus lábios divinos pronunciaram estas palavras: “A minha alegria é estar junto aos filhos dos homens”. Sendo assim, nossa alma deveria estar também repleta desta mesma alegria de conviver, de estar junto a Deus que se faz visível através de suas criaturas.

Quando ainda estávamos absortos nestas considerações, o sino da capela tocou nos convidando à oração. Porém, aquele pequeno visitante, assustado com este timbre que lhe era desconhecido, voou para longe, onde nossos olhos não mais podiam contemplar. Pouco tempo restava para fazermos a nós mesmos uma última indagação.

Será que não perdemos tempo em analisar esta ave junto à flor? Não teria sido melhor termos cumprido primeiramente o propósito de rezar Rosário? Por que não aproveitamos este tempo para “fazer as coisas práticas” de que o homem moderno tanto se ufana?

 Quanto à conclusão, esta tendeu para a negativa, pois segundo o Catecismo da Igreja Católica: “é sobretudo a partir das realidades da criação que se vive a oração“(CIC 2569). Convém lembrar também a bela frase de Santa Teresa do Menino Jesus: “para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um brado de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.  

Enfim, alguém poderia objetar que estes comentários nada possuem de “científico” e que carecem de maiores conhecimentos de zoologia e botânica. É verdade, entretanto, o homem não foi criado para ver a natureza como se ela fosse somente um imenso composto de fenômenos físicos ou de reações químicas, mas sim, para procurar as impressões digitais de Deus no Universo e fazer destas impressões uma prece “a Quem fez o céu e a terra”.         

colibri-2***

Já na capela, diante do Santíssimo Sacramento, rezando o Santo Rosário, estávamos inundados de uma alegria interior, pois aquela “oração” junto ao colibri, assegurou-nos que “a solidão é uma ilusão”, pois Deus sempre está conosco e a natureza nada mais é do que um grande livro que nos remete ao sobrenatural. Entretanto, é necessário que se saiba lê-lo.

E se, porventura, os céus da Judéia fossem também habitados por estas encantadoras aves, quiçá, o Poeta Divino depois de ter contemplado os lírios do campo, poderia ter dito: “olhai os colibris que voam no céu, eles não tecem nem fiam, entretanto eu vos digo, nem Salomão com toda a sua pompa se vestiu como eles…”

By

Almoço comemorativo com Dom José Maria Pinheiro

img_1518

Após a solene Celebração Eucarística em ação de graças pela ereção da paróquia Nossa Senhora das Graças, teve lugar um almoço de homenagem a Dom José Maria – atualmente administrador apostólico da diocese – no Thabor,  Seminário dos Arautos, em Caieiras (SP). Participaram também da refeição familiares e convidados.

 

img_1582Este almoço foi oferecido a Sua Excelência como um gesto de gratidão por tudo quanto ele fez pela diocese de Bragança Paulista  (SP) e pela Igreja Católica.

 

Jimg_1567á ao fim do almoço, algumas surpresas emocionaram o coração do Sr. Bispo e dos que estavam presentes.

 

Primeiro um antigo militar, muito próximo do Sr. Bispo, leu uma poesia, de homenagem a Dom José Maria, em nome de todos os seus amigos. Em seguida, foi apresentado um vídeo, montado pela equipe de TV dos Arautos, sobre a vida de nosso atual administrador apostólico, que comoveu a todos os presentes. O que mais impressionava no vídeo, segundo algumas testemunhas, era a narração biográfica dos próprios familiares. E por fim, cantou-se o ‘Luar de Dom José Maria’, uma adaptação do popular Luar do sertão.

 

Assim transcorreram mais alguns momentos de alegria e convívio no Thabor.

 

alegria e convívio

 

 

By

Paróquia Nossa Senhora das Graças

img_nsra-das-gracas

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada em Caieiras se tornou a partir do último final de semana, sede provisória da Paróquia Nossa Senhora das Graças, criada pela Diocese de Bragança Paulista em virtude do desmembramento das Paróquias Nossa Senhora do Desterro, localizada em Mairiporã e Santa Rita de Cássia, localizada em Caieiras.

igreja-com-capacidade-maximaO desmembramento se fez necessário por conta do grande número de habitantes da região e a extensão territorial das duas paróquias.

Antes de ser efetivamente concluída, a proposta foi apresentada ao conselho de presbíteros da diocese de Bragança Paulista e recebeu o parecer favorável dos Padres da Forania de Mairiporã, bem como dos Párocos das duas Paróquias que foram desmembradas.

Em função da Paróquia Nossa Senhora das Graças, cuja Sede Paroquial deve começar a ser construída em breve, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi erigida como Paróquia provisória até que o prédio da nova Igreja seja concluído e dedicado.

dom-jose-maria-ao-lado-do-neo-parocoCom isso, a Igreja Nossa Senhora do Rosário passa a ter todos os direitos, privilégios e deveres previstos no Código de Direito Canônico que cabem às Igrejas.

A Missa de ereção foi presidida pelo administrador apostólico da Diocese de Bragança Paulista, Dom José Maria Pinheiro.

Segundo ele a criação de uma nova paróquia beneficia todo um território além de otimizar o trabalho do pároco. “É importante a criação de uma Paróquia porque o Padre vai ficar atendendo não só na Matriz mas no território”.

Também foram nomeados o Pároco e o Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O Vigário será o Padre Pedro Rafael Morazzani Arraiz e Pároco o Padre Caio Newton de Assis Fonseca, ambos dos Arautos do Evangelho.

 

paroquianos-chegando-a-igreja

Paroquianos chegando à igreja

 

Para o novo Pároco, esta será uma Missão importante para manter a Evangelização na Serra da Cantareira e atender as 12 comunidades já existentes. “Atualmente já estamos com 12 comunidades, mas quando a nova Igreja for finalizada, vamos atender a um grande número de moradores da Serra da Cantareira.[1]

bispo-vigarios-parocos


[1] Fonte: Redação do site dos Arautos do Evangelho

By

Fotos e vídeo da 2ª mostra de Projetos

Segue abaixo uma seleção de fotos dos melhores projetos da 2ª mostra de 2009 do Colégio Arautos realizado no último sábado, 17 de outubro. (detalhes dos projetos encontram-se no post: Convite para 2ª mostra).

Cântico do Credo e desfile dos alunos antes das exposições:

3ª série – Peça Teatral:  Tendências e mentalidades nos sucessivos períodos históricos, refletidos nos costumes: 

no images were found

1ª série A – A “Nova Militiae Christi”:

1ª série B – Aparições de Nossa Senhora de Fátima: 

6º ano – Nossa Senhora do Pilar e Castelos Espanhóis: “Un viaje a la España católica”:

 7º ano – História do Cacau (Chocolate):

 8º ano – A Guarda Suíça:

 9º ano – A Santa Missa:

Apresentação musical da orquestra do Colégio Arautos – Thabor, sob a regência do Maestro Claudio Stephan:

By

Um aniversário especial

aniversario11Ontem foi comemorado no Thabor um aniversário especial. Guilherme Honório, de Mogi das Cruzes – SP, completou 9 anos. Ele freqüenta o seminário do Thabor aos fins de semana, tem um irmão que mora aqui no Thabor e mais três irmãs. Duas já estão no setor feminino dos Arautos e a outra – a caçula – já começa a freqüentar os Arautos no fim de semana.

 aniversario31A família do Guilherme, que também estava presente, preparou um super bolo de 10 kilos, que além de belo, serviu a todos com seu delicioso sabor…

 aniversario22

By

4 fatos e uma lição

fato01

Alguns acontecimentos ocorridos durante a Missão Mariana mereceram destaque.

1º fato: Tivemos grande alegria de presenciar a emoção de uma senhora de 101 anos (foto acima, sentada na cadeira)ao ver a imagem peregrina de NSra de Fátima!

fato022º fato: Um senhor encontrava-se enfermo por ter sofrido um sério acidente. E justamente neste estado o mesmo fazia aniversário. Ele pensava ser o pior aniversário de sua vida. Porém, ele mudou de idéia ao ser contemplado com a visita da imagem. Comentou que este acabou sendo a melhor festa de aniversário, pois afinal, A Virgem Maria o cumprimentou pessoalmente no seu próprio lar!

fato033º fato: A enorme quantidade de sacramentos que foram solicitados nas visitas. Na foto ao lado, por exemplo, uma senhora pediu a unção dos enfermos por ser encontrar em perigo de morte. Nestes casos, um sacerdote Arauto é chamado imediatamente.

4º fato: Era impressionante como a imagem de Nossa Senhora de Fátima atraia as pessoas, por onde ela passava tudo parava. Inclusive um jogo de futebol foi interrompido para receber a Mãe de Deus, como mostra o vídeo abaixo..

 [local /files/2009/10/imagem-interrompe-jogo.flv]

Lição: Que lição tirar destas maravilhas? O quanto devemos viver em função do sobrenatural? O quanto a vida é séria? O quanto devemos ter fé? Melhor que o próprio leitor conclua.

By

Frutos da Missão Mariana

[local /files/2009/10/projetar-domingo_mision_mariana_o_ii_11102009-mpg.flv]

convite

By

Repercussões, fotos e vídeo da Missão Mariana

amigo-fiel

          “Uma senhora contou que havia recebido uma graça extraordinária de Nossa Senhora de Fátima: o filho dela estava viajando num carro com outras pessoas quando, de repente, chocaram-se com um caminhão que carregava botijões de gás. Aconteceu que um dos botijões desprendeu-se e veio por cima do pára-brisa, no qual estava posto um adesivo de Nsra. de Fátima. O cilindro metálico caiu sobre o vidro, entretanto, não o quebrou, o que seria fatal para os passageiros. Um motoqueiro também chocou-se com o caminhão, morrendo na mesma hora.”  

            “Outra senhora que morava em casa de aluguel havia pedido a NSra. a graça de conseguir casa própria. Uma vez atendida em seu pedido, guardou muito o desejo de receber NSra. em sua nova casa. Ao ser no dia de hoje visitada e, portanto, tendo seu desejo atendido, esta senhora ficou muito tocada: manifestou o desejo de conhecer a Igreja do Rosário e ofereceu-se como catequista na capela de Santa Inês.

[local /files/2009/10/vc2b4deo-missao.flv]

By

Missão Mariana com os jovens do Thabor

00

Recentemente Dom José Maria Pinheiro, então Bispo Diocesano de Bragança Paulista, confiou a recém-criada paróquia Nossa Senhora das Graças aos cuidados pastorais dos sacerdotes dos Arautos do Evangelho.

 Antes mesmo da instalação da nova paróquia, que ocorrerá no próximo dia 18 de outubro, os Arautos, com desejos de conhecer ainda mais de perto a realidade dos paroquianos, estão realizando uma grande Missão Mariana, que consiste em conduzir solenemente a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima aos lares dos fiéis residentes no território da paróquia.

 Essa missão tem proporcionado um conhecimento mútuo e um maior estreitamento de laços de amizade e irmandade entre os arautos e seus vizinhos, além de fornecer dados que serão úteis para, além de ajudar a definir o perfil da paróquia, proporcionarão uma mais abrangente e eficaz atuação pastoral junto a todo o povo de Deus dessa paróquia, de modo especial aos mais necessitados material e espiritualmente.

 Os jovens do Thabor também estão participando desta missão! São 40 missionários divididos em cinco grupos.

 Nos próximos três dias serão postados muitas fotos e vídeos dessa grande missão. Não percam! 

 Desse modo todos poderão participar de alguma forma das graças que estão sendo derramadas pela Divina Providência por ocasião da Missa Mariana na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

By

CONVITE

3-logo1  

 O Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor tem o prazer de convidar todos os familiares dos alunos, amigos e vizinhos para a 2ª Mostra de Projetos, focalizando alguns “Acontecimentos e personagens que marcaram a História”.

A Mostra será apresentada em nove módulos diferenciados, constando de exposições relacionadas às disciplinas de nosso currículo educacional, nas quais os alunos demonstrarão os resultados finais das pesquisas realizadas durante este ano letivo.

Os alunos já estão na fase de finalização dos projetos. Maquetes, cartazes, vídeos e até teatro aguardam anciosos os visitantes!

 17 de outubro (sábado) Das 9h às 12h

 

 Programação:

09h00 – Abertura: Desfile dos alunos

 09h15 – Visitação às exposições

 11h00 – Peça teatral e projeção de slides: “Tendências e mentalidades nos sucessivos períodos históricos, refletidos nos costumes”.

 11h45 – Apresentação de peças musicais sob a regência do Prof. Cláudio Stephan.

 12h00 – Lanche  

1

 Projetos:

 6º ano – Nossa Senhora do Pilar e Castelos Espanhóis: “Un viaje a la España católica”

Linhas gerais. 

Simular um “tour” pela Espanha, apresentando seus principais castelos, por meio de informação histórica, a fim de relacionar a presença dos castelos com a própria formação do estado espanhol. Para tanto, trabalharemos a história da Reconquista Cristã.

O trajeto terá fim com uma breve exposição sobre as Basílicas de Santiago de Compostela e de Nossa Senhora do Pilar, momento em que os alunos contarão a história da primeira aparição de Nossa Senhora.

 7º ano – História do Cacau (Chocolate)

Linhas gerais. 

1)      Árvore do cacau (natural) como instalação de suas características anatômicas (raiz, caule, folhas, frutos, semente e flor).

2)      Agentes polinizadores e dispersores do cacaueiro / germinação – experiência

3)      Distribuição geográfica do cacaueiro – mapas

4)      História da descoberta do cacau e fabricação do chocolate – linha cronológica por pequenos cartazes

 8º ano – A Guarda Suíça

 Linhas gerais.

Apresentação de um vídeo com as principais características da Guarda Suíça, enfocando a sua devoção ao Papa.

Também será mostrado um simulação referente à um treinamento realizado pelos alunos na intenção de aprimorar algumas capacidades físicas, como força, resistência física e agilidade.

  9º Ano – A Santa Missa

 Linhas gerais. 

Explicação da Santa Missa em quatro partes: 

1)      Ritos Iniciais

2)      Liturgia da Palavra

3)      Liturgia Eucarística

4)      Ritos Finais

  1º série A – A “Nova Militiae Christi”

Linhas gerais. 

  1.       Mapas: do Brasil e do mundo com representação da abrangência geográfica dos Arautos, com legenda para as principais obras.
  2.       Exposição de fotos sobre a história dos Arautos. Explicações.
  3.       Projeção de slides sobre os principais projetos; cartazes com os de maior abrangência. Um banner sobre o projeto.
  4.       O cerimonial: Cartaz com fotos e textos. Explicações.
  5.       As associações ligadas Arautos e suas finalidades. Explicações e distribuição dos símbolos respectivos.
  6.       A arquitetura que caracteriza os edifícios dos Arautos: cartazes com fotos. Maquetes. Explicações.
  7.       Os meios de comunicação utilizados pelos Arautos no apostolado: a revista nas suas partes; menção as demais.
  8.    Hábitos e uniformes: fotos. Explicações sobre o simbolismo. Destaque para os medalhões
  9.       Distribuição de lembranças: o estandarte em miniatura, revistas.

  1º série B – Aparições de Nossa Senhora de Fátima 

Linhas gerais. 

1)      Mural (na lousa) em cartolina com resumo e ilustrações das aparições. Um aluno Arauto dará explicações

2)      A geografia do local das aparições:

a)      Mapa de Portugal com localização de Fátima, ilustrado com fotos

b)      Cartaz comparando o panorama geográfico da época das aparições e atualmente

c)      Cartaz representando os locais das aparições – obs.: haverá aluno Arauto oferecendo explicações

3)      Vídeo: produzido pela TV Arautos – será exibido na sala.

4)      A Imagem e Oratório de Nossa Senhora expostos na sala para veneração, com decoração adequada. Distribuição do Boletim rainha dos Corações e pôster.

5)      Os pastorinhos: mural de fotos com legenda. Distribuição de fotos de Nossa Senhora com hábito da OII. Narrativas orais de fatos da vida dos Pastorinhos.

6)      Visitação à igreja. Com explicações. Terá instalado um ponto de convite

 2º série A  – São Luis Maria Grignion de Montfort:  A Verdadeira Devoção a Nossa Senhora.

  Linhas gerais. 

  1. Biografia de São Luis Maria G. Montfort: cartaz e explicações
  2. Oratório de Nossa Senhora. Simbolos: livro “Tratado”, rosários, corrente do hábito, outros símbolos em forma de cartaz e explicações
  3. Exposição dos livros escritos pelo Santo. Mapa com indicação dos locais de apostolado de São Luis. Profecias apresentadas em flip shart.
  4. Músicas (de fundo) compostas por São Luis Maria, milagres, repercussões na atualidade, usando flip shart.
  5. Distribuição de lembranças.

  2º série B – Os Concílios Ecumênicos: O Concílio Vaticano I – Dogmas: A Infalibilidade Pontifícia

Linhas gerais. 

  1.  Trono Papal, báculo, mitra. Quadro apresentando todos os Papas e o estandarte
  2. Linha do tempo: cartaz representando os Concílios, heresias e dogmas ao longo da História, Explicações.
  3. Guarda Suíça: uniforme (um aluno vestindo).
  4. Vitrais decorando as janelas da sala.
  5. Mapa mundi com localização geográfica dos Concílios.
  6. Foto ampliada do Concílio Vaticano I.
  7. Biografia de Pio IX: foto, explicações
  8. Cartaz com as definições de Dogma e Concílio

 3º série  – Tendências e mentalidades nos sucessivos períodos históricos, refletidos nos costumes.

 Linhas gerais. 

  1. O tema será apresentado em forma de peça teatral e projeção de slides, no salão do refeitório do Colégio, como resultado das pesquisas históricas expressas no texto-base redigido pelos alunos.
  2. A sala de aula, no dia da Mostra, estará fechada com cartaz fixado na porta convidando os visitantes a irem assistir a peça teatral.
  3. À entrada do “refeitório-palco” serão expostos cartazes sobre o tema.

4

By

Exclusivo sobre o Magistério em Psicologia da educação de Mons. João Clá, EP

capturar2

Em grandiosa cerimônia na Igreja do Thabor, Mons. João Clá Dias, EP recebeu o titulo de Magister em Psicologia da Educação pela Universidade Católica de Colômbia (UCC).

Estiveram representando o Reitor da mesma universidade, o Dr. Carlos Vargas Ordoñez (Decano de Psicologia da Universidade Católica de Colômbia), a Dra. Marta Lozano Ardila (Diretora de Pos‐Graduações e Diretora de Mestrado em Psicologia Educativa da mesma universidade) e o Dr. Carlos Arturo Ospina Hernández (Diretor de Gestão em Talento Humano da UCC).

capturar3No final da Missa, o Dr. Carlos Vargas Ordoñez proferiu algumas palavras sobre o trabalho apresentado por Mons. João Clá, intitulado “A fidelidade ao primeiro olhar”. Além do diploma, os representantes da UCC condecoraram o Mons. João com a máxima condecoração da Universidade, a chamada “Cruz de Lorena” também conhecida como o “Cordão Dourado”.

Exclusivo para o blog do Thabor

Um dos nossos colaboradores, Sr. Orlando Jorge, natural de República Dominicana, ajudou-nos com uma matéria exclusiva para o blog.

Ele esteve conversando com o Dr. Carlos Vargas Ordóñez, Decano de Psicologia da Universidade Católica de Colômbia e o Dr. Carlos Arturo Ospina Hernández, Diretor de Gestão em Talento Humano da mesma universidade.

Tradução para o português do próprio colaborador

geral

Thabor, 3 de outubro, 2009

1Orlando:  O Sr poderia comentar quais tem sido suas impressões nesses dias que tem passado no Thabor, no contato com as pessoas, nas cerimônias na Igreja, o contato com a natureza etc..?

dr1Dr. Carlos Vargas: Sim com muito gosto. Alguns minutos atrás comentava com alguns companheiros, não somente porque tinha lido num livro que estou revisando, mas porque assim o vejo e assim o vivo, que uma pessoa pode esquecer todas as coisas que aprende na vida, mas o que nunca ela vai esquecer é o que fazem sentir nela. E aqui vocês, começando pelo Mons. João e logo todos e cada um dos que fazem parte desta comunidade extraordinária, nos fazem sentir sumamente bem em todos os sentidos. Primeiro nos fazem sentir bem espiritualmente; nos fazem sentir bem socialmente e a gente sente-se muito grato em todas as dimensões. É verdade que se alem disso tomamos em conta a planta física, a beleza da arquitetura, a arte, a pintura, a música, tudo isso que vocês cultivam com tanta maestria vai ser uma lembrança inesquecível. Sem tê-lo proposto, esta visita tem tido mais valor que uns Exercícios Espirituais feitos em qualquer outra parte. De maneira que devo reconhecer e agradecer o bem que nos temos sentido e particularmente eu me tenho sentido. Que dizer das cerimônias religiosas? Das Missas? São indescritíveis, mas deixam uma lembrança inesquecível.

Dr. Carlos Arturo: Como dizia o Dr. Carlos Vargas, antes de vocês chegarem estávamos conversando com o Diácono Carlos Werner e o Sr. Luis, da grande impressão que temos tido nesta visita e as saudades que começam a surgir pois já temos que viajar de volta na segunda feira. Também comentava como nos temos sentido num ambiente de paz, de recolhimento, num ambiente onde até o ar sente-se como uma oração e todo o sentido sobrenatural e ao mesmo tempo de calor humano, que se respira em todos os cantos e como tudo isso corresponde a uma escola, que é a escola de Mons. João, que é uma escola que esta dando muitos aportes à educação católica do mundo inteiro. Estamos muito contentes e teríamos gostado que esta visita fosse mais longa e não tão curta!

2Orlando: Como última pergunta, que mensagem os senhores podem dar aos leitores do blog do Thabor?

dr2Dr. Carlos Vargas: Pois eu lhes diria, em poucas palavras, que continuem nesta linha de permanente ascensão, de procura da perfeição, que eu sei que é o que vocês procuram e que continuem nesse caminho incomparável que Mons. João tem traçado para esta comunidade. Além do mais, desejo transmitir uma mensagem, mas mais que uma mensagem, uma saudação especial da Colômbia, da nossa Universidade Católica de Colômbia, que oxalá proximamente tenhamos mais alunos arautos em nosso grupo universitário. Dizia Mons. João que ele está muito interessado em que os Arautos sempre estudem, se formem, e lá quiséssemos que fosse a também a casa de vocês. E lá os esperamos com todo carinho, com todo o desejo de fazer uma, quase que uma irmandade universal!

By

Medalha Anchieta e diploma de gratidão

img_0471A medalha Anchieta, a maior honraria da cidade de SP é concedida a personalidades que, tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano, foi entregue na missa dominical na Igreja do Thabor (último dia 04) ao Monsenhor João S. Clá Dias EP. Além do mais, Mons. João foi condecorado com o diploma de gratidão da Cidade de São Paulo.

A entrega foi feita solenemente pelo Vereador Dr. Gabriel Chalita. Presidente da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais;
Integrante da CE – 2009 – Regimento Interno e LOM;
Integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.

 

ambaux

 

História da medalha Anchieta

 A Medalha Anchieta foi idealizada em 7 de setembro de 1969 e distribuída como brinde aos convidados que participaram da cerimônia de inauguração do Palácio Anchieta, ocorrida nesta mesma data.

Quatro anos depois, em 26 de maio de 1973, ela foi instituída oficialmente através de um PDL de autoria do ex-presidente da Câmara, João Brasil Vita. Em 1975, um novo decreto fixou o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a ser outorgado junto com a Medalha Anchieta.

A primeira Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo foram entegues em 2 de maio de 1974 ao prefeito da cidade italiana de Lucca, Mauro Favilla.

Cada Vereador poderá indicar no máximo 3 (três) personalidades, em cada exercício legislativo. (Art. 14, XIX, Lei Orgânica do Município; Art. 347 e segs. do Regimento Interno da Câmara; Decretos Legislativos Nºs 2/73 e 7/75.)[1]

O vereador Chalita comentou que queria dar sua primeira indicação a pessoa que mais merecia: Mons. João, EP

frenteimg_04281

À esquerda, frente da medalha; centro, diploma; à direita, verso da medalha 


[1] http://www.camara.sp.gov.br/default.asp

By

251 bacharéis em teologia

diplomas

No dia 23 de setembro, 251 arautos receberam o título de bacharelado em teologia pela Faculdade Ítalo Brasileira, em São Paulo. Os novos teólogos fizeram o juramento de difundir a verdade por todos os meios, favorecendo a construção de uma sociedade justa, ética e solidária.  12 destes novos bacharéis são do thabor. Veja o vídeo da TV Arautos para mais detalhes.

By

Treino com coro e banda dos Arautos

panoramica

lateral

 

Ontem, dia 30 de setembro, o coro e banda internacional dos Arautos do Evangelho esteve treinando na Igreja Nossa Senhora do Rosário sob a regência de Mons. João Clá, fundador dos Arautos.

Foram treinadas musicas polifônicas com 8 vozes, obras pomposas de Handel e outras magníficas sinfonias.

Estes treinos são comuns para as solenidades comemorativas dos Arautos. Abaixo segue um pequeno trecho do mesmo.

 

[local /files/2009/10/20090930_treino.flv]

%d blogueiros gostam disto: