Quem diria que os hieráticos acordes da peça final do Messias de Handel fariam dançar um pequeno conjunto de chamas. Pois bem, os alunos do Colégio Arautos do Evangelho – Thabor conseguiram realizar essa proeza. E nem foi com o famoso concerto Fireworks (fogos de artifício), do mesmo compositor, mas, ao som das notas do “Worthy is the Lamb”, foi que as chamas começaram a movimentar-se.

O fogo também gosta de música

Esse interessante experimento fez parte da mostra de projeto intitulada “Qualidade de Vida”, que teve lugar no último ano letivo do mencionado instituto educativo. Cada turma especializou-se numa matéria e assim, desde a construção de catedrais medievais, passando por curiosos engenhos movidos a base das mais diversas energias físicas, até a explicação de como se propagam as ondas sonoras, o recorrido de quem teve a oportunidade de assistir essa mostra de projeto foi um substancioso e atraente mini-curso.

Optamos por compartir-lhes um dos engenhos apresentados pela terceira série do ano 2013. Inédito, para a maioria dos assistentes, algo aparentemente simples, mas cheio de princípios físicos, estéticos, musicais e até morais.

Sim, convidamos os participantes de thabor.arautos.org a nos comentarem, precisamente, algum princípio moral que se pode tirar desse pequeno, mas belo experimento. Os melhores merecerão especial destaque.

Esperamos gostem!