Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho chega à Ruanda

Kigali – Ruanda (Terça-feira, 02-07-2013, Gaudium Press) Ruanda. O nome deste país africano evoca no imaginário coletivo cenas de uma crueldade até então inéditas, no que se conheceu como o genocídio de Ruanda, violência que

ruanda_01.jpgteve seu clímax em 1994. Entretanto, e em meio de mil dificuldades, a Igreja ali continua desenvolvendo seu trabalho pastoral, que se manifesta crescente, curando as feridas, restaurando o tecido social, promovendo a paz através da pregação do Evangelho e da vida sacramental.

Neste pequeno país africano, de 8.600.000 habitantes -dos quais aproximadamente 60% é católico- as vocações sacerdotais florescem nas nove dioceses existentes. No trabalho de formação sacerdotal destaca-se o Seminário de São Carlos de Nyakibanda, na diocese ruanda_02.jpgde Butare, que foi construído no ano de 1953, e é auxiliado com ajudas do exterior, e que conta com 200 seminaristas provenientes de diversas dioceses.

Para apoiar o trabalho da Igreja local, os Arautos do Evangelho enviaram missionários do Canadá que foram até estas terras africanas, convidados por alguns sacerdotes e por famílias que participam do Apostolado do Oratório, em diversas localidades.ruanda_03.jpg

O Apostolado do Oratório é a peregrinação permanente de quadros do Imaculado Coração de Maria por grupos de 30 famílias, cada uma delas recebe o oratório uma vez por mês, ocasião na qual rendem culto especial à Mãe de Deus, de acordo com algumas instruções que as famílias se comprometem a cumprir. Este Apostolado tem sido relevante no fortalecimento da vida paroquial nos lugares onde está presente, particularmente em Ruanda.

A visita dos missionários dos Arautos à Ruanda tem sido ocasião também para tomar contato com todos os segmentos da povoação. Os missionários dos Arautos do Evangelho destacam em seus relatos a alegria que percebem na sociedade pela abundante presença de crianças, que estão por toda parte.

Os hábitos dos Arautos tem causado “sensação” entre os habitantes, que se aproximam dos missionários para pedir uma estampa de Nossa Senhora, para perguntar quem são e o que fazem, alguns para tirar fotos ao lado dos missionários, inclusive declarando-se de forma antecipada como ateus. “Osruanda_04.jpg ateus ruandeses são bem simpáticos”, declara o irmão François Boulay, um dos missionários. Durante a missão visitarão escolas, capelas, igrejas e diversas comunidades cristãs.

Além das famílias pertencentes ao Apostolado do Oratório, já existe um terciário dos Arautos do Evangelho no país, além de várias pessoas que desejam iniciar a formação de terciários para esta Associação Pontifícia. (GPE/EPC)

Gaudium Press / S. C.

Comente

%d blogueiros gostam disto: