Mais 125 panamenhos
Na terça-feira 23 de Julho, o número dos peregrinos que estiveram de passagem pelo Thabor, rumo à Jornada Mundial da Juventude, aumentou para 475 pessoas, graças à visita de um grupo de 125 panamenhos. Membros todos do Caminho Neocatecumenal, chegaram por volta das 14:00 hs., dirigindo-se imediatamente para a basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde receberam breve explicação sobre o carisma e espiritualidade dos Arautos do Evangelho. Era a primeira vez que muitos pisavam em solo brasileiro e, para outros, também era desconhecida essa Associação Internacional de Direito Pontifício.
Encantados pela beleza do templo, logo depois, participaram da Santa Missa, presidida pelo Pe. Manuel Herrada e concelebrada por três sacerdotes neocatecúmenos. Nela foram entoados cantos gregorianos pelo coro do Thabor, ocasionando agrado na assembleia. Muitos dos assistentes, após a Consagração, permaneceram devotamente de joelhos até o momento da Comunhão. Alguns sacerdotes arautos também ministraram o Sacramento da Penitência, nos confessionários localizados dentro da própria basílica e, antes da bênção final, o dirigente do grupo de panamenhos, um espanhol que reside em Roma com a sua família, brindou os arautos com um harmonioso cântico dedicado à Santíssima Virgem.
Os 125 visitantes também foram presenteados com escapulários do Carmo, abençoados e entregues, um a um, pelas mãos dos clérigos presentes. Muitos dos que recebiam a piedosa prenda mariana estavam emocionados até as lágrimas, deixando depois, por escrito, pedidos de oração e agradecimentos.
Apesar da repentina onda de frio que está soprando, nesta semana, pelo sul do Brasil, o calor da recepção e a vivacidade dos panamenhos aqueceram a Fé nas almas desses membros de dois povos localizados em extremos opostos da nossa América austral.
Texto: Sebastián Correa Velásquez
Fotos: Alejandro López Vergara