Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

Peregrinando pela Basílica de Santo Antônio de Pádua

Pádua – Itália (Segunda-feira, 17-06-2013, Gaudium Press) Na cidade italiana de Pádua encontra-se um dos Santuários mais visitados por católicos de todos os continentes e uma das principais obras de arte do mundo: a Pontifícia Basílica de Santo Antônio de Pádua.

foto_1.png
A Basílica de Santo Antônio foi construída
entre os anos de 1238 e 1310.

Reconhecida pela Santa Sé como Santuário Internacional, a Basílica foi construída entre os anos 1238 e 1310, onde, nos tempos de Santo Antônio -nascido em Lisboa por volta do ano 1195 e falecido em Pádua no dia 13 de junho de 1231-, encontrava-se a pequena igreja de Santa Maria ‘Mater Domini’, hoje Capela de Nossa Senhora dentro da Basílica, que na época do Santo era o lugar onde se celebrava a Santa Missa e se administrava os Sacramentos.

A primeira parte do templo, que é uma igreja franciscana com uma só nave, iniciou-se no ano de 1238. Mais tarde foram acrescentadas as naves laterais e logo se converteu em uma monumental construção que hoje recebe a admiração dos milhares de fiéis católicos que a visitam a cada ano.

Em forma de Cruz latina, e elevado com a combinação do estilo românico e gótico, o Santuário tem 115 metros de profundidade, 55 de largura e 38,50 metros de altura em seu interior. Também está coroado por um conjunto de oito cúpulas e dois campanários; seu interior é iluminado por três grandes rosáceas, uma situada na fachada, e as outras duas nas laterais do Altar Maior.

No interior da Basílica destaca-se a Capela da Arca, localizada na lateral direita do santuário. Ali encontra-se o túmulo de Santo Antônio, onde muitíssimos devotos deixam mensagens com suas súplicas ao milagroso de Pádua. A capela é uma imponente obra de arte com nove auto relevos em mármore que ilustram vários episódios da vida do santo. O túmulo de Santo Antônio, localizado no centro como Altar, é obra de Tiziano Aspetti, escultor do Renascimento.

foto_4.png
Presbitério e Altar Maior.

Contígua a esta capela encontram-se outras duas: a Capela da Virgem Mora, antiga Igreja de Santa Maria, lugar que acolheu os restos mortais de Santo Antônio até o ano 1262; e a Capela do Beato Lucas de Pádua, dedicada ao discípulo e companheiro de Santo Antônio.

Outras duas capelas sobressaem à lateral direita da Basílica: a do Santíssimo Sacramento, construída com mármores, bronzes e destacadas obras de arte, para honrar a Jesus Eucarístico; e a Capela de Santiago, dedicada a quem é conhecido como “o protetor de Espanha”.

Imponente é o presbitério e o Altar Maior, situado no centro da igreja e que resguarda a obra de arte mais célebre da Basílica, de autoria de Donatello. Deste altar destaca-se um precioso e impressionante Crucifixo, sob o qual encontra-se a Virgem Maria, que carrega em seus braços ao Menino Jesus.

Atrás do Altar e do presbitério está outro dos grandes tesouros do Santuário: a Capela das Relíquias, onde permanecem expostos numerosos relicários e cálices de vários santos, destacando-se, em um nicho central, um precioso relicário de ouro que conserva a língua incorrupta de Santo Antônio.

Por Sônia Trujillo / Gaudium Press
Tradução Emílio Portugal Coutinho

One Response to Peregrinando pela Basílica de Santo Antônio de Pádua

Comente

%d blogueiros gostam disto: