Mens sana in corpore sano
É comum, em nosso Seminário, a prática da educação física.
Estes exercícios são realizados separadamente, por conjuntos, de acordo com a faixa etária. Algumas vezes, porém, durante os jogos, é possível mesclar os grupos, ocasionando uma união e convívio maior entre os seminaristas.
A atividade esportiva tem uma grande força educacional, sobretudo entre os jovens, e ajuda na formação da pessoa humana. Foi o que afirmou Sua Santidade, Bento XVI, na sua mensagem ao presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, por ocasião do seminário de estudos, promovido pela seção ‘Igreja e Esporte’ da Santa Sé:
O esporte deve garantir uma formação humana e cristã para as novas gerações e se for praticado com determinação se torna uma escola de formação aos valores humanos e espirituais, meio privilegiado de crescimento pessoal e de contato com a sociedade.
[…]através das atividades esportivas, a comunidade eclesial ajuda na formação da juventude, fornecendo um ambiente adequado para o crescimento humano e espiritual.[1]
Sigamos, pois, os conselhos do Santo Padre, e pratiquemos os exercícios físicos com esta compenetração, sem a qual o exercício mental ou físico poderá ficar comprometido. Não se devem esquecer um do outro: Mens sana in corpore sano! E nenhum dos dois deve negligenciar a Deus…
[1] in: Rádio Vaticano, 09 de novembro de 2009.
One Response to Mens sana in corpore sano