Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

O que nosso fundador lhe diz hoje

 

 

santa terezinha“Prontidão, generosidade, alegria, amor e perseverança são as notas com que devemos seguir a nossa vocação.”

Mons. João S. Clá Dias 23-01-2010

–Adendo Blog: Todos os homens têm além de uma vocação específica, que não é obrigatoriamente a vida religiosa, um chamado Universal, que é o chamado à santidade.

By

Detalhe em foto: sala de jantar

sala de jantarNesta sala reúnem-se, ao menos duas vezes por semana, Mons. João com os sacerdotes e diáconos, para convívio entre os clérigos. Além do mais, é usada para as refeições dos convidados e hóspedes que passam curtas estadias no Seminário do Thabor, como: Bispos que se hospedam ou nos visitam, professores de passagem, conferencistas convidados…

By

Resolvendo o “Busillis”

Por Yuri Zinatto, extraído do jornal do estudante chez nous

Durante uma reunião recente, o reitor de nosso Seminário utilizou  a palavra“busílis”, e para nossa surpresa, escutamos uma pergunta ao lado: Mas quem foi ele?

Vejamos se conseguimos explicar “quem foi ele”…

refeitt_abadia_mont_st_michel_115_1555Em um imenso mosteiro, com grossas paredes, iluminado a luz de velas e repleto de santos monges, espalhou-se a notícia de que mais um noviço acabara de ser recebido. Naturalmente, o novo confrade foi logo instalado em sua cela, e recebeu a explicação dos horários e da disciplina que vigoravam entre aquelas santas paredes.

Também lhe foi dito quais as funções que receberia no decorrer das semanas, tais como a de oficiante (responsável por entoar os cânticos), servidor da mesa, curador da regra, e… a função de leitor.

Passou o tempo, e chegou a semana em que o novo irmão foi escalado para fazer a leitura na comunidade… Toca o sino! Todos os monges se reúnem na capela, para irem cantando os salmos penitenciais em cortejo até o refeitório. Nesse ínterim, o monge, no púlpito, marcava o que iria ler, logo após a recitação do Ante Prandium.

Todos chegaram, tomaram seus lugares, e iniciou-se o cântico. Depois sentaram-se, e o nosso monge começou a leitura, em latim. Estava um tanto inseguro, por se tratar da primeira vez que exercia a função. Ao chegar ao fim da primeira página leu:”in die“, logo virou a página e pronunciou o que ele acreditava ser a próxima palavra: “busílis”leitura-monje-ref

Então os monges, já letrados em latim, pensaram se tratar de uma palavra nova, desconhecida por eles. Tentaram, durante alguns dias, resolver aquela incógnita… Sem resultado algum. Procuraram nos mais variados dicionários, e nada encontraram. Faziam todo o esforço possível, mas não conseguiam resolver o “busílis”! O próprio noviço auxiliava na procura da enigmática palavra, mas era tudo em vão…

Qual não foi a surpresa dos monges, quando foram verificar no próprio livro das leituras, que o termo lido como “busílis”, na verdade se referia à continuação da última palavra da página anterior, a qual, lida corretamente era: “in diebus illis” (naqueles dias), e não ” in die busillis”!

Portanto, quando emprega -se o termo “resolver o busílis”, significa o seguinte: descobrir o ponto principal de uma dificuldade, ou problema.

By

O que nosso fundador lhe diz hoje

dom-bosco-alegria1

“Quem vive em virtude, transborda em alegria!”

Mons. João S. Clá Dias, 16-01-2010

By

Mens sana in corpore sano

esportes2É comum, em nosso Seminário, a prática da educação física.

Estes exercícios são realizados separadamente, por conjuntos, de acordo com a faixa etária. Algumas vezes, porém, durante os jogos, é possível mesclar os grupos, ocasionando uma união e convívio maior entre os seminaristas.

A atividade esportiva tem uma grande força educacional, sobretudo entre os jovens, e ajuda na formação da pessoa humana. Foi o que afirmou Sua Santidade, Bento XVI, na sua mensagem ao presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, por ocasião do seminário de estudos, promovido pela seção ‘Igreja e Esporte’ da Santa Sé:

 O esporte deve garantir uma formação humana e cristã para as novas gerações e se for praticado com determinação se torna uma escola de formação aos valores humanos e espirituais, meio privilegiado de crescimento pessoal e de contato com a sociedade.

[…]através das atividades esportivas, a comunidade eclesial ajuda na formação da juventude, fornecendo um ambiente adequado para o crescimento humano e espiritual.[1]

 Sigamos, pois, os conselhos do Santo Padre, e pratiquemos os exercícios físicos com esta compenetração, sem a qual o exercício mental ou físico poderá ficar comprometido. Não se devem esquecer um do outro: Mens sana in corpore sano! E nenhum dos dois deve negligenciar a Deus…

esportes03

 


[1] in: Rádio Vaticano, 09 de novembro de 2009.

By

Quando a inocência se une à humildade

 As Irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum realizaram na Capela de Santa Inês, próxima ao nosso Seminário, uma belíssima peça de teatro musicalizada.

By

O que nosso fundador lhe diz hoje

pico-da-bandeira4

pico da bandeira

 

O último post da seção detalhe em foto despertou certo anseio em alguns leitores.

 – “Que interessante! Não seria possível conhecermos mais pensamentos do fundador dos Arautos?”

De maneira que, na medida do possível, postaremos no Blog frases de Mons. João S. Clá Dias, extraídas do sermão do dia, ou do livro de registro de missas.

Para isto, criamos a categoria: O que nosso fundador lhe diz hoje.

 “O amor move o universo enquanto a Fé, as montanhas”

Mons. João S. Clá Dias, 12-01-2010

By

Colocando a casa em ordem…

arvoreEstes dias em nosso seminário foram muito corridos; tanto assim que não tivemos tempo de atualizar o blog…

Participamos nos mais diversos trabalhos: desmontar a árvore de natal, o presépio,  polir os objetos sagrados, colocar tecidos ao sol, retoques de pintura na igreja, enfim, ocupações necessárias.

Para estes trabalhos práticos, temos um uniforme próprio: camisa verde, calça bege e, algo que deve andar sempre conosco: ENTUSIASMO!!!

Aliás, esta palavra quer dizer: cheio de Deus, o que é fundamental em todos os momentos de nossa vida, mesmo os práticos.

 Obviamente, um forte lanche ajudou todos a se manterem firmes na dedicação…

 Porém, as fotos dizem mais que palavras.

By

Detalhe em foto: Expectativa e curiosidade junto ao fundador

Após a Celebração Eucarística, todos aguardam a frase que Mons. João Clá escreverá no livro de registro de Missas, junto à assinatura dos padres e diáconos, e que resumirá o sermão.

 Exemplo de frase: “A Eucaristia bem recebida desdobra-se em amor pleno ao próximo por amor a Deus”. (20-03-08).frase-no-registro-de-missas

By

O Monge domador de animais

Por Leonardo Finder, 8º ano – extraído do jornal do estudante chez nous

o-mongeUm dia, num mos­teiro na Ale­manha, o abade tinha saído. No final da tarde, ao voltar, perguntou a um dos seus monges de grande virtude:

– Então meu filho, vejo você meio cansado, o que aconteceu?

Ah! Meu pai, realmente estou cansado, mas com a graça de Nos­sa Senhora consegui cumprir todos meus deveres. Todos os dias tenho que vigiar dois falcões, conter dois cervos, forçar dois gaviões a fazer a minha vontade, vencer um verme, domar um urso e tratar de um do­ente.

Então o abade voltou-se com um tom sério para o monge e lhe disse: “Está brincando comigo?! Estes tipos de trabalho não existem em nosso mosteiro”.

O monge explica: “Os dois falcões são os meus olhos que devo vigiar continuamente para que não se detenha num objeto proibido. Os dois cervos são os meus pés cujo andar devo ordenar, se não quiser que eles me conduzam pelo cami­nho do mal. Os dois gaviões são mi­nhas mãos, que me cumpre for­çar a trabalhar e fazer o bem. O verme é a minha língua, a qual precisa ser refreada cem vezes ao dia para não ter conversas vãs e superficiais. O urso é o meu coração, cujo egoísmo e vaidade tenho que domar. E o doen­te é o meu corpo, de que me cum­pre tomar cuidados incessantes para que a sensualidade não se aposse dele.

By

Na última passagem do ano, não houve quem estivesse em melhor companhia

durante-a-missa

Durante a passagem do ano de 2009, enquanto os fogos crepitavam e as ruas regurgitavam de euforia e ruído, quantos seriam aqueles que, no imenso orbe, se encontravam em alguma igreja?

Juntando-se àquelas paróquias e comunidades de todo o mundo que quiseram entrar em 2010 com a celebração eucarística, em adoração ou em oração,  mais de duas mil e quinhentas pessoas estiveram reunidas na igreja Nossa Senhora do Rosário.

 Às 22:00h deu-se início à Santa Missa, celebrada por Mons. João Clá Dias, EP e concelebrada por dezoito sacerdotes da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli (Ramo clerical dos Arautos).

À meia-noite, já com o Santíssimo Sacramento exposto no novo ostensório – um presente dos Arautos ao menino Deus – rezou-se a Consagração a Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignon de Monfort.

Ao terminar o ato solene, Mons. João Clá deu a benção com o Santíssimo; nesta hora, ainda se ouviam os fogos de artifício… Porém, a atenção primeira estava n’Aquele que, por Seu Sangue, redimiu o gênero humano.

Assim, nos primeiros minutos de 2010, em meio ao caos próprio a esta ocasião, pelo menos duas mil e quinhentas pessoas na igreja de Nossa Senhora do Rosário, e certamente muitas mais por todo mundo, encontravam-se em adoração e comtemplação!

no images were found

 

By

Um mundo de luzes, cores e música

Vídeo da iluminação natalina em nosso seminário

 

By

“O Senhor abençoou a nossa terra, quando lhe enviou o Salvador.” A capela de Santa Inês, viveu este acontecimento de modo muito especial…

missaO último dia 24 de dezembro foi, certamente, inesquecível para alguns de nossos paroquianos e para todos os nossos músicos.

O coro e orquestra sinfônica do Thabor apresentou, na capela Santa Inês, um singelo concerto natalino, destinado tanto aos mais novos como aos mais anciãos, e que reuniu músicas em gregoriano, populares e instrumentais.

Após a apresentação musical, esta festa teve como ponto auge e central a Celebração Eucarística, presidida pelo  Revmo. Pe. Mário Sérgio Sperch, EP.

Ao término da Santa Missa, foram oferecidos brinquedos e chocolates para as crianças que ali se encontravam, e calendários de 2010 para os pais, avós e demais participantes. Um presente simples, mas que visa partilhar com todos a dádiva principal do nascimento do Menino Deus, através de uma pequena recordação que deixará presente nos corações e nos sorrisos, a importância da comunidade reunida em família, e a participação na missa, sobretudo nesta solenidade em que tantos esquecem de seu verdadeiro significado.

no images were found

%d blogueiros gostam disto: