O que é “O calcanhar de Aquiles”?
Maria Tereza de Matos, extraído do jornal do estudante chez nous
Muitos já ouviram falar da expressão: o calcanhar de Aquiles. Certamente também a usaram, mesmo sem saber o seu significado, como só acontece na nossa geração.
Quem foi Aquiles? Trata-se de um dos personagens lendários da antiga Grécia, nação dos deuses e filósofos. Quando ele nasceu, sua mãe quis torná-lo forte e vigoroso. Para isso, o entregou a uma deusa, que tomando o bebê pelo calcanhar, mergulhou-o em uma água, a qual tinha o poder de tornar invulnerável quem ali se banhasse.
O menino cresceu, e ninguém podia vencê-lo ou feri-lo. Muitos, sem saber o motivo disso, contentavam-se em afirmar que era predileto de Zeus.
Certa vez, durante um combate, seu calcanhar foi atingido por uma flecha, e pela primeira vez Aquiles deu um brado de dor. Assustados, todos correram até ele e viram o sangue que escorria de horrível ferida causada pela seta. O que aconteceu?! Será que os deuses zangaram-se e querem vingar-se? Depois de muita discussão, lembraram-se ser aquele o único local que não tinha sido mergulhado na prodigiosa água, pois justamente a deusa o havia segurado pelo calcanhar, no momento de submergi-lo.
Portanto, quando usamos a expressão “o calcanhar de Aquiles”, significa o ponto frágil de uma pessoa, ou de uma questão.