Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

“O temor do Senhor é o começo da sabedoria” (Sl 110, 10)

Ensina-nos o príncipe dos teólogos, São Tomás de Aquino, e com ele a teologia em geral, que há duas formas de temer a Deus:

  • A primeira é a maneira como um escravo ou servo teme o seu senhor. Este é o temor servil;
  • A segunda é a maneira como um filho teme desagradar o seu pai. Este é o temor filial, ou também chamado de temor casto.[1]

De modo conciso, explica o Doutor Angélico:

No temor servil, o motivo para nos aproximarmos de Deus e abandonarmos o pecado é o fato de meditar nas penas e castigos do Inferno, ao qual seríamos condenados caso tivéssemos a desgraça de morrer afastados da sua divina amizade, ou seja, em pecado mortal.

Já no temor filial, não são os castigos que nos levam a fugir do pecado, mas sim o desagrado de constristar a Deus quando o ofendemos.

A primeira forma de temor tem por objeto o castigo devido à ofensa, do qual se procura escapar; a segunda, tem por objeto o próprio Deus, a quem se quer amar e, por isso, teme-se ofendê-Lo. Donde se conclui que quanto mais amarmos a Deus, tanto mais temeremos nos afastar d’Ele. O temor filial, em realidade, tem por fonte o amor.[2]

Sobre esta forma de amor chamada temor, que é um dos setes dons do Espírito Santo, abundam exemplos na vida dos santos. Eis alguns deles:

  • Santo Inácio de Loyola não se atrevia a passar a noite em uma casa em que houvesse um só homem publicamente em pecado mortal.
  • São Luís, Rei de França, preferia ter todas as doenças imagináveis, antes do que cometer um só pecado mortal.
  • Santo Estanislau Kotska desmaiava só de ouvir uma palavra desonesta.
  • São Francisco de Assis, São Bento, São Bernardo chegaram a revolver-se na neve ou entre espinhos, face ao perigo de cair na tentação de cometer um só pecado.
  • Em seu leito de morte, exclamava exultante São Luís Maria Grignion de Montfort: “nunca mais me será possível pecar!”.[3] 

Peçamos, pois, por intercessão d’Aquela que é Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, a graça de ter o temor filial como escudo certo e eficaz para vencer todas as tentações, já que dessa forma estaremos cultivando um altíssimo grau de amor a Deus.

Texto: Adriano Casagranda


[1] Cf. São Tomás de Aquino. SumaTeológica, II-II. q. 19.

[2] Cf. Garrigou-Lagrange. L’ Éternelle vie et la profondeur de l’ame. Paris: Desclée de Brovwes, 1950. p. 186-188.

[3] J. M. Texier. São Luís Maria Grignion de Montfort. São Paulo: vozes, 1948. p. 220.

One Response to “O temor do Senhor é o começo da sabedoria” (Sl 110, 10)

Comente

%d blogueiros gostam disto: