Thabor

Conheça aqui essa residência dos Arautos do Evangelho

By

Estudo, trabalho, recreação: inimigos do ócio para alcançar a perfeição

Em nosso seminário, como em diversas casas de vida comunitária, existem várias funções que ficam a cargo de uma ou mais pessoas. Como, por exemplo, os responsáveis pelo jardim, refeitório, som durante a Missa, arranjos de flores, lâmpadas, etc.

trocando-a-lampada1

jovem responsável pela troca das lâmpadas

Mesmo os mais novos de  14 ou 15 anos são responsáveis por algum setor.

Estas responsabilidades produzem um efeito benfazejo de amadurecimento. Além de exercitarem a mente na ocupação e na fuga do ócio, pois, como bem ensinou São João Bosco: “A principal arma que o demônio utiliza é o ócio, origem de todos os vícios. A ocupação nobre combate e vence a inércia. […] Grande é a satisfação dos bem-aventurados do Céu, saber que todo tempo empregado na glória de Deus, proporcionou-lhes a felicidade eterna.”[1]

Isto não significa que devemos ficar ocupados o dia inteiro, sem descanso. O próprio santo salesiano também recomendava momentos de lazer.

Mesmo nessas ocupações recreativas, temos de elevar o nosso pensamento a Deus. Certa vez, São Luiz Gonzaga, enquanto se entretinha alegremente com os amigos, foi indagado sobre que faria, se naquele momento aparecesse um Anjo avisando que em quinze minutos, Deus o chamaria ao juízo. Prontamente respondeu que continuaria sua ocupação, certo de que aquelas atividades não desagradavam Deus.

 


[1] SÃO JOÃO BOSCO. Fugir do ócio: O cristão bem formado. São Paulo: Formatto, 2006.


Comente

%d blogueiros gostam disto: